Aconselhamento Redentivo e Missões 2 – part. Rev. Daniel Gomes | RedenCast 20

Apesar das diferenças culturais, o aconselhamento redentivo pode ser eficaz no Japão ao encontrar pontos de contato com a cultura, como a ideia de expiação e substituição. O desafio é apresentar o perdão e a redenção de Cristo de uma forma culturalmente relevante.

momentos- chave:
02:26 O Reverendo Daniel Charles Gomes fala sobre seu trabalho missionário no Japão, focado na plantação de igrejas e no aconselhamento, especialmente entre os decasségues, descendentes de japoneses no Brasil que retornaram ao Japão.
– A importância da plantação de igrejas sem impor denominações específicas, visando atender a comunidade brasileira no Japão, principalmente os decasségues.
– Além do trabalho religioso, a missão inclui a criação de espaços de refúgio para vítimas de violência doméstica, com foco em mulheres e crianças no Japão.
08:06 A cultura japonesa tem forte valorização da hospitalidade e cortesia, mas pode ser desafiadora para estrangeiros devido às rígidas regras e etiquetas. Brasileiros enfrentam dificuldades ao se adaptar à cultura japonesa, que exige pontualidade e pouca tolerância a erros.
– A hospitalidade japonesa é baseada em cortesia e delicadeza ao tratar estrangeiros, mas exige conformidade com as regras e etiqueta da cultura local.
– A pontualidade e a falta de tolerância a erros na cultura japonesa contrastam com a flexibilidade e o ‘jeitinho brasileiro’, gerando desafios de adaptação.
16:29 A cultura japonesa valoriza a máscara social e a ausência de perdão e redenção, contrastando com os princípios do aconselhamento redentivo. Introduzir esse tipo de aconselhamento nessa cultura é um desafio importante.
– A importância da máscara social na cultura japonesa, onde a beleza exterior esconde a realidade interior, refletindo a obrigatoriedade de esconder fraquezas.
– A ausência de perdão e redenção na cultura japonesa, onde o pagamento por delitos é feito com a própria vida para reiterar a honra da família.
– A dificuldade de introduzir o aconselhamento redentivo nessa cultura, devido à sua contrariedade aos princípios de perdão e redenção, e a importância de trazer esperança mesmo diante dessas adversidades.
24:18 A Redenção da honra e da glória é discutida, destacando a ideia de expiação por erro cometido, seja por haraquiri ou sepulco, e a importância da Redenção através da palavra de Deus.
– A hierarquia perene na escola, representada pelo tutor e pupilo, reflete a dualidade de papéis na vida, como o superior e o inferior, influenciando a formação e a paz na vida.
– A questão da expiação por erro cometido é abordada, destacando as formas de haraquiri e sepulco como maneiras de restaurar a honra e o resgate da culpa, refletindo a ideia de substituição e Redenção.
– A influência cultural na Redenção é analisada, evidenciando a universalidade das necessidades humanas e a importância de transmitir o evangelho de forma a atender essas necessidades em diferentes culturas.
32:24 Existem desafios na plantação de igrejas tanto em Brasília, onde a cultura é voltada para o consumo, quanto no Japão, onde a sobrevivência é cara e a cultura é hostil.
– Dificuldades em Brasília incluem a falta de contribuição financeira devido ao alto custo de vida, dificultando o desenvolvimento das igrejas.
– No Japão, há desafios com a cultura oriental e a necessidade de seguir regras rígidas que afetam o ministério religioso.
40:27 A dificuldade no campo missionário não está no objetivo, mas sim na maneira como é realizada. O papel do missionário é cuidar e buscar os eleitos para a igreja.
– O simbolismo do ato de raspagem do cabelo em culturas antigas e sua relação com o arrependimento e o adultério.
– A influência do instintoísmo japonês e judaísmo no hebraísmo e a jornada dos filhos de Corá até o Japão.
– A bipolaridade espiritual presente no Japão, com a coexistência de práticas espirituais e avanços tecnológicos na sociedade.
48:32 A cultura japonesa é complexa e requer um entendimento profundo para evitar interpretações equivocadas. Ser um otaku do aconselhamento redentivo implica em aprender de forma autodidata e valorizar a sabedoria própria.
– Diferença entre otaku no Japão e no Brasil, e a importância de não tentar se passar por algo que não se é na cultura japonesa.
– A necessidade de autodidatismo e discernimento na formação em aconselhamento, destacando a importância do discipulado na aprendizagem.
56:26 A psicologia e a psiquiatria têm grande influência no Brasil, com muitas pessoas usando medicação psiquiátrica, refletindo uma sociedade psicologizada. A cultura japonesa e a abordagem ocidental em relação à medicina são discutidas.
– A influência significativa da psicologia e psiquiatria na sociedade brasileira, mesmo sem as pessoas fazerem terapia, é evidente, com destaque para o uso comum de medicação psiquiátrica.
– A comparação entre a medicina ocidental e oriental, com ênfase na abordagem medicamentosa da psiquiatria no Japão e a influência da cultura japonesa nesse contexto, é abordada na discussão.
1:04:40 A importância do aconselhamento e da cultura japonesa para missões missionárias no Japão, expressando gratidão e incentivo para continuar o trabalho.
– Expressão de agradecimento e reconhecimento pela participação e pelo ensinamento sobre a cultura japonesa e aconselhamento.
– Incentivo para a continuação do trabalho missionário no Japão, destacando a importância do aconselhamento e da evangelização nesse contexto.

Rolar para cima